fbpx

MENU

MENU

13 3307.5064 | 13 3307.5065

Açúcar

RETIRO ESPIRITUAL
24/11/2023

Enfrentando resistência para superar a marca de 28 centavos de dólar por libra-peso e com o objetivo de atingir a cobiçada cifra de 30 centavos, o mercado futuro de açúcar em Nova Iorque decidiu – pelo menos é o que parece – fazer uma pausa nesse ímpeto. Em uma semana que teve mais feriados que sessões de mercado, com o Brasil e os EUA pausando para celebrações nacionais, o mercado acabou se acomodando em um clima de ‘vamos aguardar e ver o que acontece’. O resultado foi um fechamento na sexta-feira com uma redução acumulada de 30 pontos durante a semana, levando o contrato de março/24 a encerrar cotado a 26.88 centavos de dólar por libra-peso numa espécie de retiro espiritual dos preços, com esperanças de dias mais iluminados pela frente.

Nos demais vencimentos, tivemos quedas entre 2 e 5 dólares por tonelada nos meses de maio/24 até março/25 (que representam a safra 24/25 do Brasil) e uma pequena elevação dos preços (média menor que 1 dólar por tonelada) nos vencimentos de maio/25 em diante. Como o real praticamente ficou inalterado na semana em relação ao fechamento de sexta-feira passada, os valores de NY convertidos em reais recuaram 38 reais por tonelada no março/24, média 18 reais por tonelada nos vencimentos da 24/25 e inalterado nos meses restantes.

Vamos lá, queridos aficionados do açúcar, respondam rapidinho: quando foi a última vez que Nova Iorque fechou o dia com o açúcar batendo os gloriosos 28 centavos de dólar por libra-peso? Se você palpitou 16 de setembro de 2011, acertou no alvo! Há doze anos, quando as calças coloridas e o Blackberry ainda estavam na moda!

É verdade que o mercado também teve seu momento de fama com um pico de 29.39 centavos, só para depois despencar quase 200 pontos. E os míticos 30 centavos? Ah, esses deram o ar da graça na semana anterior. Desde o Sugar Dinner no Brasil — onde os traders estavam muito otimistas — o mercado tem dançado um tango entre 26.75 e 27.95 centavos, com uma média que não desafina, marcando 27.36 centavos. É o tipo de intervalo que até quem não entende de mercado poderia jogar dardo e acertar!

Os pontos altistas estão todos acionados. Chuva nos canaviais interrompendo a moagem, chuva no porto de Santos interrompendo os embarques, além de noticias da Indonésia sobre a necessidade de importação de açúcar e do Egito comprando açúcar, e todo o arsenal de noticias fundamentalistas que deveriam impulsionar o mercado. Sem sucesso. Notícias requentadas. Hoje não temos a divulgação do COT (Commitment of Traders), o relatório dos comitentes, para ver a posição dos fundos especulativos devido ao feriado de Ação de Graças nos EUA. A posição será informada na segunda-feira. Pelo volume negociado na semana, não se deve esperar nenhuma alteração de nota.

O renomado economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, apresenta uma visão mais otimista sobre a economia do Brasil em comparação com a maioria de seus pares. Ele aponta que, enquanto muitos analistas se focam excessivamente nos desafios fiscais do país – um ponto frágil do governo – a MB Associados projeta um déficit fiscal contido, estimado em cerca de 0.7% do PIB.

O otimismo da MB, no entanto, deriva de uma perspectiva mais ampla, que inclui o dinamismo do setor agropecuário, a expansão prevista da indústria petrolífera até 2029/2030, e o fortalecimento do setor de mineração.

Segundo Mendonça de Barros, o Brasil se firmou definitivamente como um gigante no mercado global de açúcar e está avançando rumo a um modelo de crescimento comercial robusto, semelhante ao asiático, com um superávit comercial expressivo de US$ 90 bilhões impulsionando a economia. No entanto, ele alerta que sem uma solução para os problemas fiscais, o país não alcançará um crescimento econômico sustentável, pois a resolução desta questão é fundamental para permitir a redução das taxas de juros a níveis que favoreçam um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico.

Tenham todos um ótimo final de semana

Arnaldo Luiz Corrêa

 

Receba comentários semanais do mercado







Saiba mais sobre nossos cursos in company

Confira valores, disponibilidade e datas.

Estou interessado

Café

FINALMENTE NY COMEÇOU A ANDAR!

06/04/2024

ler mais

Açúcar

CURTO PRAZO PESADO, LONGO PRAZO ANIMADOR

05/04/2024

ler mais

Café

CUIDADO COM “A PICADA DO MOSQUITO DA ALTA”!

30/03/2024

ler mais

Receba comentários semanais do mercado